Térmitas ou Formiga Branca

As térmitas são insectos que vivem em sociedades, por vezes relativamente simples e consistindo de pequeno número de indivíduos (Calotermes e Cryptotermes sp.), mas noutras vezes complexas e contando milhões de indivíduos. Este tipo de infestações é de extraordinária importância nas regiões quentes e temperadas.

As térmitas alimentam-se de material vegetal, o mais importante sendo a celulose – um dos principais constituintes da madeira; ainda outros materiais de construção podem ser danificados pelas térmitas no seu esforço para achar celulose. Há mais de 1800 espécies de térmitas, a sua identificação é uma árdua tarefa, mas na prática a sua classificação divide-se em 2 grandes grupos:

  • Térmitas subterrâneas: Que se mantém em conexão com o terreno e usualmente requerem alto grau de humanidade.
  • Térmitas das madeiras secas: Que não requerem ligação com o terreno e vivem apenas da madeira seca; são sobretudo encontradas nas áreas marítimas e de baixa altitude.

As térmitas mais frequentse entre nós são: a Reticulitermes lucifugus (rossi) – térmita subterrânea e a Cryptotermes brevis – térmita das madeiras secas.

Como se combate

Se possui térmitas na sua propriedade, todas as nossas considerações acerca das destruições que ocasionam são desnecessárias .As estruturas de cimento, metal ou vidro de um edifício não são propriamente à prova de térmitas, pois estas podem danificá-las no seu acesso ao material na construção dum edifício, por isso, nos países mais avançados, faz-se o tratamento anti-termítico do terreno como medida pré-construção contra as térmitas. E para as térmitas nos móveis e outros materiais, é necessário um tratamento forte para a eliminação da praga.