Homepage
           A Empresa
           Haccp
           Infestantes
                     Baratas
                     Ratos
                     Formigas
                     Térmitas
                     Ácaros
                     Caruncho
                     Mosquitos
                     Carraças
                     Pulgas
                     Processionária
                     Traça
                     Bicho-de-conta
                     Peixinho Prata
                     Outros
           Épocas das Infestações
           Deservagem
           Monda Quimica
           Armadinhas para insectos
           Orçamentos
           Localização
           Contactos
  Novidades

    Nova Praga:
      Escaravelho da Palmeira

CARUNCHOS

A madeira é a mais versátil matéria-activa usada pelo Homem, desempenhando um papel primordial no desenvolvimento da civilização: armas e ferramentas, barcos e meios terrestres de transporte, instrumentos musicais e edifícios, mobiliário e papel, são algumas das suas inúmeras aplicações. Qualquer delas pode ser destruída ou significativamente desvalorizada pelos carunchos da madeira.

O caruncho grande (hilotrupes bajulus, L.) é um dos mais importantes xilófagos em alguns países do sul da Europa, incluindo Portugal. Nos edifícios é frequente a sua localização na estrutura de madeira do telhado, localização favorecida pelo micro-clima ali existente. É uma circunstância infeliz para o proprietário que o caruncho grande, com frequência, só se torne identificável depois de graves estragos na madeira se terem produzido; com efeito, sendo o espaço do telhado raras vezes visitado, isto significa que a extensão dos estragos deve sempre ser determinada por um perito, uma vez que algumas vigas podem ter de ser substituídas ou reforçadas por virtude da diminuição de resistência ocasionada pelas galerias abertas pelas larvas do insecto.

Os carunchos pequenos mais representativos entre nós são: o Anobium punctatum, De Geer e Lictus sp.

O Anobium punctatum é uma espécie de xilófago da maior importância económica, que ataca a madeira dos edifícios, ou do mobiliário, geralmente depois da madeira estar aplicada. A preferência do anóbio pela madeira velha, explica porque os buracos feitos palas suas larvas são aceites como evidência da idade da madeira ; é raro, com efeito, que a madeira seja atacada pelo anóbio  antes de 20 anos sobre o seu corte

A família dos Lictideos tem, como a dos Anobídeos, larvas alimentando-se de madeira: Lictus brunneus e Lictus fabricius são os mais representativos xilófagos desta família.

TRATAMENTO

Limitando-se a nossa actuação aos dois básicos usos da madeira – edifícios e mobiliário – deve ser claramente compreendido que a madeira não se deteriora apenas com a idade; estes insectos, os carunchos, têm um papel primordial na deterioração das madeiras usadas com estes dois fins. Porque a acção destruidora destes insectos se pode evitar, os tratamentos preventivos e curativos da madeira são extremamente importantes. A fumigação com gases, e a imersão em solutos insecticidas adequados, são exemplos das técnicas a usar.

  
Peste Control do Algarve, Lda.   (+351) 289 395 785
NETEURO©2009